No momento em que vivemos, a historiografia feminista tem buscado subverter as ideias de subalterno, trazendo para o centro as discussões que por muito tempo foram marginalizadas.
No mês em que se comemora a docência, o Segundas Feministas entendeu a importância de abordar os rumos da educação a partir da crítica feminista, em dois programas. Neste segundo episódio dedicado ao tema, vamos conversar sobre feminismo, história e a docência nas margens, marcadas pela intersecção de outras opressões, além do machismo. Nossa convidada só poderia ser a escritora Anna Maria Alves Linhares.
Anna Maria é graduada em Ciências Sociais, mestra em Antropologia e doutora em História Social da Amazônia e toda a sua formação foi feita na Universidade Federal do Pará, onde, atualmente, é professora adjunta, no campus Ananindeua. Anna coordena projetos de pesquisa e extensão sobre mulheres, gênero, feminismo e ensino de História e, ainda, dedica-se às pesquisas sobre patrimônio e cultura material indígena.
-
Segundas Feministas
Episódio 69: FEMINISMO, HISTÓRIA E A DOCÊNCIA NAS MARGENS
Convidadas: Profa. Dra. Anna Maria Alves Linhares (UFPA)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral e Coordenção: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Sthefany Ribeiro e Ingrid Damásio (Unimontes-MG)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG) e Natália Cavalcanti (IFPA)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano II, 2021.
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/