Todos os dias bilhões de mulheres cuidam gratuitamente das casas, das crianças, dos idosos, dos doentes, das pessoas com deficiências. Sem o trabalho delas, a sobrevivência dessas bilhões de pessoas estaria comprometida.
Como ocorre em outras partes do mundo, muitas mulheres ainda ficam restritas ao ambiente doméstico, dedicadas tão só a maternidade e ao cuidado de outros parentes. Não à toa, que apesar dos avanços conquistados e dos compromissos assumidos por diversos países, inclusive pelo Brasil, a inserção das mulheres na esfera profissional ainda está longe de ser semelhante à dos homens. Para além do sustento familiar, muitas dessas mulheres são responsáveis também pelo cuidado doméstico. E falar desta tarefa é evidenciar ainda mais as desigualdades de gênero existentes.
Na próxima segunda, para falar mais sobre Feminismos, Trabalho e Cuidados receberemos a Jorgetânia da Silva Ferreira que é Doutora em História pela PUC-SP; professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História; coordenadora o Núcleo de Estudos de Gênero da UFU. É Mãe, feminista, mídia livrista e colunista na Mídia Ninja; militante do movimento sindical docente, tendo sido presidenta da ADUFU de 2013-2017 e sendo em 2018 foi candidata a deputada federal.
Esperamos você para o nosso encontro de toda segunda hein?!
#Feminismos #Trabalho #Cuidados #Podcast #SegundasFeministas
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
Episódio 80: Feminismo, trabalho e cuidados.
Convidada: Profa. Dra. Jorgetânia da Silva Ferreira (UFU)
Direção Geral e Coordenação: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Cláudia Maia (Unimontes), Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Sthefany Ribeiro e Ingrid Damásio (Unimontes-MG)
Coordenação de Educação: Natália Cavalcanti (IFPA)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPESC; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano II, 2022.
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/