APRESENTAÇÃO
As narrativas, as memórias, os corpos e corpas de travestis, homens e mulheres trans, transmasculinos, atravessados por diferentes marcadores sociais, foram e são materializadas pelas falas e escritos de intelectuais trans e cisgêneras sensibilizadas e que procuram descolonizar a universidade e a sociedade cisheteronormativa a partir de seus trabalhos. Até aqui pudemos verificar histórias transgêneras em diferentes contextos sociais, temporais e geográficos, especialmente aquelas/aqueles que fizeram das suas vivências um fazer político de mudança social no país, na defesa de direitos específicos às existências trans sob novas masculinidades e feminilidades, assim como as não-binárias, e na criação de novos espaços públicos em que o direito à memória, à história e à identidade sejam compartilhados, debatidos e reconhecidos.
Lembrar e conversar sobre elas e eles, mobiliza tenhas de acontecimentos, que modelaram e subjetivaram suas identidades sociais, percebendo o impacto da macropolítica sobre as vidas trans, tomando como exemplo do direito ao nome e à identidade de gênero.
Hoje vamos conversar com Caio de Souza Tedesco. Caio é licenciado, mestre e está doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É transativista, curador, professor de história e pesquisador. Seus pronomes são ELE e DELE.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 125 – História, Transmasculinidade e subjetividades
Convidado: Caio Tedesco (UFRGS)
Direção Geral: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa, Roteiro e Locução: Marta Rovai (UNIFAL) e Michele Pires (UFAM)
Edição de áudio: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Suane Felippe Soares (UFRJ), Aline Coutinho (UFRJ), Marília Belmonte (UNESP), Maria Clara de Oliveira (Unimontes-MG), Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes-MG) e Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano III, 2023.