APRESENTAÇÃO
A sexualidade e suas manifestações são elementos constitutivos da vida humana, uma vez que, muito mais que aspectos biológicos, constroem nossas subjetividades e nossas vivências. Em meio a interdições e transgressões, atravessadas por discursos médicos, legais, educacionais… a expressamos em todos os espaços sociais e, por meio dela, temos nossas identidades expressas.
Experimentamos nossos corpos e nossas sexualidades numa sociedade patriarcal, machista e racista, atravessadas pelo padrão binário masculino e feminino, que dita como comportamento sexual “normal” a heteronormatividade, a monogamia e a desqualificação do prazer feminino. Como resultado, surge uma personagem em nosso imaginário social: a mãe abdicada, que renuncia seus desejos em prol do cuidado com a casa e os filhos. Personagem embasada em padrões morais e éticos que instruem as mulheres para a vida em família, e tão internalizada em nosso imaginário que falar em masturbação e orgasmo parece um contrassenso quando nos referimos a maternidade.
A tentativa de romper com essas normativas passa pelo entendimento que os padrões de vivência sexual não são os mesmos para ambos os gêneros, e tampouco para as suas dissidências, mas também pela compreensão de que ser mãe exige muito além das questões biológicas e hormonais, desnaturalizando o mito do amor materno e formulando outras formas de “Amaternar” a vida. Para falar sobre experiências de maternidade e de sexualidade na vida de mulheres-mães, que optaram ou não por ter filhos, na Segunda Feminista de hoje recebemos Andréa Cristina Martelli.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 122 – MULHERES-MÃES: maternidades e sexualidade
Convidada: Andrea Martelli (Unioeste)
Direção Geral: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Natália Oliveira (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano III, 2022.
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/
FONTES:
MARTELLI, Andrea C. Imbricações entre a maternidade e a sexualidade na vida da mulher. Revista HOMINUM: Humanidades e Ensino, V. 20, 2021.1. https://www.revistahominum.com/2021/06/edicao-20-junho-de-2021/