A construção de Brasília é um acontecimento histórico que mudou a face do Brasil. Nos anos dourados, nos anos do governo Kubitschek, a implantação artificial da cidade monumento da modernidade no Planalto Central, além de deslocar o centro político, incrementou a economia nacional, redesenhou a arquitetura brasileira e estabeleceu um novo padrão do imaginário e da sociabilidade de gênero com a participação das mulheres na empreitada.
Para contar sobre o papel social e histórico das mulheres no mundo do trabalho, através das vozes não silenciadas de dezenas de migrantes que se tornaram brasilienses na poeira do Planalto, impondo batom na realidade candanga, convidamos a cineasta e pesquisadora Tânia Fontenele.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 158 – Mulheres na construção de Brasília
Convidada: Tânia Fontenele (IPAM)
Direção Geral, Direção executiva e Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD), Ana Carolina Coelho (UFG) e Marcela Boni (USP)
Supervisão de produção e Edição de áudio: Indiara Launa Teodoro (UFRPE) e Olívia Tereza Pinheiro de Siqueira (UFF)
Pesquisa de conteúdo e Roteiros: Ana Carolina Coelho (UFG), Marcela Boni (USP), Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Aline Beatriz Coutinho (UERJ), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG), Indiara Launa Teodoro (UFRPE) e Olívia Tereza Pinheiro de Siqueira (UFF).
Pesquisa gráfica e Arte: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes-MG).
Social Media: Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG) e Indiara Launa Teodoro (UFRPE).
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: GT GÊNERO - ANPUH Brasil e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano IV, 2023.
Acompanhe o Segundas Feministas nas redes sociais!
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/
FONTES E INDICAÇÕES: