APRESENTAÇÃO
Ao longo do tempo, a História ampliou suas temáticas, fontes e agentes, dentro dessa virada do conhecimento incluímos os estudos de gênero, com ênfase na história das mulheres, considerando as pluralidades do ser mulher em diferentes momentos históricos, mas também o atravessamento por outros marcadores como raça, classe e territorialidade, deslocando nossos olhares para as mais diversas localidades do mundo e do Brasil, pensando as singularidades das vivências. A colonialidade, bem como as estratégias de resistência e as lutas por liberdade são pontos fundamentais para compreendermos o passado brasileiro, incluindo aqui as experiências e os protagonismos femininos que fazem parte destes processos, mas que por bastante tempo foram silenciados ou minorizados.
No Segundas Feministas de hoje recebemos Karine Teixeira Damasceno para pensarmos as mulheres no contexto de luta por liberdade em família, isto é, uma dimensão de conquista coletiva, em que não basta a emancipação apenas do indivíduo, mas especialmente o fim da opressão que alcançasse também a seus filhos, outros familiares e membros da comunidade negra como um todo.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 141 – Mulheres negras e luta na esfera familiar
Convidada: Karine Teixeira Damasceno (PUC-Rio)
Direção Geral: Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva e Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Supervisão: Indiara Launa Teodoro (UFRPE)
Pesquisa e Roteiro: Marília Belmonte (USP)
Edição de áudio: Indiara Launa Teodoro (UFRPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes-MG), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG) e Maria Clara de Oliveira (Unimontes-MG).
Colaboração: Cláudia Maia (UNIMONTES-MG), Aline Beatriz Coutinho (UERJ) e Suane Felippe Soares (UFRJ).
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017).
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros; GT GÊNERO ANPUH Brasil e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano IV, 2023.
Acompanhe o Segundas Feministas nas redes sociais!
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/
FONTES E INDICAÇÕES:
DAMASCENO, Karine Teixeira. Uma fugitiva em família em busca de liberdade na “Cidade da Feira”. Afro-Ásia, Salvador, n. 64, p. 183–219, novembro/2021.
DAMASCENO, Karine Teixeira. Para serem donas de si: mulheres negras lutando em família (Feira de Santana, Bahia, 1871-1888). Salvador, 2019. 244 p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia (UFBA).