APRESENTAÇÃO:
As mulheres ao longo da história das sociedades ocidentais ocuparam lugares considerados exclusivos para o sexo masculino, a esfera do poder público. Nas lacunas abertas pelo deslocamento de homens nas suas aventuras de descobrimentos e guerras de colonização, esses lugares foram administrados por mulheres, sem, contudo, haver uma mudança de status e de condição de gênero, resultando no apagamento de suas participações históricas, ou quando restam narrativas sobre suas existências, elas são coadjuvantes nos processos em que participaram. Brites de Albuquerque não foge a essa realidade. O pouco que se sabe sobre sua biografia é reduzido à administração compartilhada da capitania de Pernambuco, na ausência do esposo ou dos filhos, com o irmão Jerônimo de Albuquerque. E pouco se diz sobre suas ações e competências, apesar de sua administração da capitania ser oficializada em vários documentos anacrônicos ao longo de mais de três décadas. Sua biografia é o retrato refratário das muitas senhoras, que como ela, são apresentadas em situação subordinada e no papel menor de “exército de reserva”.
A emergência de novos sujeitos na historiografia, quando mulheres, não superam suas marginalidades sociais nas narrativas conservadoras, o mito da mulher inoperante. Motivo pelo qual, a decisão do Segundas Feministas de trazer as biografias de mulheres brasileiras significa potencializar o papel feminino na sociedade. No caso mais específico da biografia de Dona Brites, é trazer o retrato das elites europeias colonizadoras, uma senhora de imensas extensões de terras, sesmarias doadas pela coroa portuguesa aos seus fiéis nobres e servidores e como se relaciona com a construção da sociedade brasileira.
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
Episódio 98: Brites de Albuquerque
Entrevistada: Profa. Dra. Andréa Bandeira (UPE)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Solpesa (UFGD)
Vozes: Marcela Boni (USP) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE) e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani.
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG) e Natália Cavalcanti (IFPA)
Trilha sonora 1: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Trilha sonora 2: Karina Buhr, Eu Menti Pra Você (2010)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministaas/