APRESENTAÇÃO
Os direitos das pessoas com deficiência fazem parte de uma longa e árdua luta, que tem sido conduzida por mulheres e homens com os mais variados tipos de deficiência. Resultados importantes foram conquistados, mas ainda há muito a fazer. Nesse sentido que falar sobre capacitismo se torna uma necessidade para garantir direitos e dignidade para todas e todos. O quanto esse tipo de atitude implica em estigmas e vitimização diminui o espaço de agência de sujeitos e sujeitas que merecem ter acesso pleno a todos os espaços em nossa sociedade.
Aqui no Segundas Feministas, como vocês sabem, assumimos o compromisso de falar sobre diversos temas sem esquecer a perspectiva de gênero. É por isso que iremos falar sobre as maneiras que o capacitismo interfere na vida principalmente das mulheres. E nada melhor do que fazer isso tendo a companhia de alguém que vivencia isso no seu cotidiano.
Hoje nossa convidada super especial é a Ana Paula Oliveira
A Ana é pós-graduanda em mídias digitais, tem 42 anos e sua história como PCD começa em 1997, quando foi baleada após reagir a uma tentativa de violência sexual. Ana ficou paraplégica e se viu, então, em uma cadeira de rodas. Desde então, luta pelas questões das pessoas com deficiência.
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
Episódio 120: Capacitismo
Entrevistada: Ana Paula Oliveira
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Marcela Boni (USP)
Locução: Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes).
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora 1: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Trilha sonora 2: No Doubt; Just A Girl (1995)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministaas/