Listen

Description

APRESENTAÇÃO

Qual foi o último livro que você leu? Era escrito por uma mulher ou por um homem?
Durante muito tempo, nas prateleiras das livrarias e bibliotecas, como já dizia Virgínia Wolf, no seu texto clássico "Um teto todo seu", a grande maioria dos livros tinha a autoria masculina. Mas isso nada tinha a ver com a vontade e capacidade das mulheres, mas muito mais com as desigualdades de condições para isso. E olha que mesmo com muita dificuldade, as mulheres jamais deixaram de escrever. Quer ver um exemplo? Carolina Maria de Jesus foi uma escritora que vivia do trabalho como catadora de papelão. E mesmo assim deixou obras brilhantes falando sobre sua vida e o que a cercava e afetava.


Hoje em dia existem muitas iniciativas legais que buscam valorizar a publicação de autoras mulheres e sua leitura, como clubes de livros, eventos e perfis na internet. Mas como é ser uma mulher escritora no Brasil hoje?
Para falar sobre o assunto, vamos receber hoje, nessa #SegundasEmSérie, a Pilar Bu!


Pilar Bu (@pilarbuu) é leoa, sereia, bruxa e mãe felina de quatro gatos e um lobo. É professora, poeta e pesquisadora. Doutora em Teoria Literária pela Unicamp e mestra em Estudos Literários pela UFG. Fundou e é mediadora do Leia Mulheres Goiânia, além de ser criadora, curadora e produtora de conteúdo do canal Vértebra Latina, no Instagram. Autora de Bruxisma (2019: Urutau) e Ultraviolenta (2017: Kotter), contribui em revistas eletrônicas, acadêmicas e antologias.

FICHA TÉCNICA

Segundas Feministas

Episódio 144: Mulheres e Literatura

Entrevistada: Pilar Bu (Unicamp)

Equipe de Produção (projeto e execução):

Direção Geral: Andréa Bandeira (UPE)

Direção executiva e Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)

Supervisão: Indiara Launa Teodoro (UFRPE)

Pesquisa e Roteiro: Marcela Boni (USP)

Edição de áudio: Indiara Launa Teodoro (UFRPE)

Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes-MG), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG) e Maria Clara de Oliveira (Unimontes-MG).

Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG), Aline Beatriz Coutinho (UERJ) e Suane Felippe Soares (UFRJ).

Trilha sonora 1: Ekena, Todxs Putxs (2017)

Trilha sonora 2: Calle 13, Latinoamérica (2010) 

Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPESC; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.  País/Ano: Brasil, Ano IV, 2023.

Acompanhe o Segundas Feministas nas redes sociais!

www.instagram.com/segundasfeministas/

www.facebook.com/Segundas-Feministas/