Quando se fala em política, tanto no Brasil como no mundo, é comum pensar em figuras masculinas. Ao propor um esforço para identificar mulheres que se destacaram neste universo em perspectiva histórica aparecem geralmente nomes como Elizabeth I, Rainha Vitória, Maria Antonieta, Imperatriz Leopoldina, Princesa Isabel e, mais recentemente, Elizabeth II e a presidenta Dilma Roussef.
Ainda assim, quantitativamente, estamos falando de um número significativamente menor de pessoas que ocuparam e continuam ocupando espaço na política.
No episódio de hoje, vamos falar de um período específico, que é o século XIX, um momento marcado por mudanças importantes, como a decadência das monarquias e o surgimento de uma sociedade que hoje chamamos de burguesa.
No caso do Brasil, que será nosso foco, os oitocentos como costumamos chamar esse século, havia muitas contradições. Uma delas, muito relevante, é a manutenção do sistema escravista, apesar da intensidade dos movimentos abolicionistas.
É neste contexto que se populariza o nome da Princesa Isabel, até hoje conhecida por ter assinado a Lei Áurea. Mas será que é só isso?
Hoje vamos aprofundar o tema das mulheres e a política no século XIX no Brasil com a participação super especial de Laís Paiva da Ressureição.
FICHA TÉCNICA
Segundas Feministas
Episódio 150 - Mulheres e Política
Convidada: Laís Paiva da Ressurreição (UERJ)
Direção Geral, Direção executiva e Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD), Ana Carolina Coelho (UFG) e Marcela Boni (USP)
Supervisão de produção e Edição de áudio: Indiara Launa Teodoro (UFRPE)
Pesquisa de conteúdo e Roteiros: Ana Carolina Coelho (UFG), Marcela Boni (USP), Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Aline Beatriz Coutinho (UERJ), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG) e Indiara Launa Teodoro (UFRPE)
Pesquisa gráfica e Arte: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes-MG).
Social Media: Marília Belmonte (USP), Geisy Suet (USP), Renan de Souza Nascimento (Unimontes-MG) e Indiara Launa Teodoro (UFRPE).
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017); Estesia, Rhaissa Bittar, Toda Vez Que Eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar (2019).
Realização e apoio: GT GÊNERO - ANPUH Brasil e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil, Ano IV, 2023.
Acompanhe o Segundas Feministas nas redes sociais!
FONTES E INDICAÇÕES:
Mary Beard. MULHERES E PODER: UM MANIFESTO (2018).
A disputa de representações em torno do feminino no poder no oitocentos: o caso da princesa Isabel