APRESENTAÇÃO:
Viajar é um verbo tão cheio de significados! A gente pode “viajar” no tempo e no espaço lendo um livro ou até mesmo ouvindo histórias. Mas isso certamente não se compara à experiência de ir para lugares diferentes, conhecer pessoas novas e culturas diversas! E essa é uma experiência humana que atravessa o tempo! Faz até lembrar o texto do Walter Benjamin, “O Narrador”, em que ele fala que quem tem a capacidade de narrar é justamente o viajante, que sempre volta com algo para contar.
Muita coisa que a gente sabe sobre História, inclusive do Brasil, vem justamente de relatos de pessoas que viajavam ao longo de diferentes períodos. Mas quem será que podia fazer essas viagens? Será que mulheres e homens tinham as mesmas chances de viajar? A classe social fazia diferença?
Para falar sobre mulheres viajantes, do passado e do presente, recebemos nessa #SegundasEmSérie a Thaís Carneiro (@tha.carneiro).
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
Episódio 105: Mulheres Viajantes
Entrevistada: Thaís Mendes Moura Carneiro (USP)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Marcela Boni (USP)
Locução: Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes).
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora 1: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Trilha sonora 2: Francisco, el Hombre; Triste, Louca ou Má (2016)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministaas/