A prostituição como representação e prática sexual entre as pessoas, atravessa os tempos e assume diferentes sentidos e configurações dependendo da época em que a observamos. Dentro dos feminismos, um debate acalorado emerge sobre essa temática, com posições que a consideram uma exploração sempre violenta dos corpos femininos e outras que privilegiam as agências das prostitutas, que desse modo escolheriam sua ocupação. Uma forma de compreender melhor este fenômeno é ouvindo as próprias mulheres prostitutas, mas também conhecendo as pesquisas sobre tal realidade.
E para falar sobre a prostituição e suas complexidades, na Segundas em Série de hoje recebemos a convidada Ingryd Damásio (@ingrydamasio) que é graduada em Direito pela Faculdade Santo Agostinho, mestranda em História pela Universidade Estadual de Montes Claros, onde é bolsista pela Fapemig e também faz parte do Grupo de Pesquisa e Estudos de Gênero e Violência (GPEG) e do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero (Inserto), ambos da Unimontes. Além disso, faz parte da equipe de pesquisa gráfica, arte e social media do Segundas Feministas.
#Feminismos #Mulheres #Prostituição #TrabalhadorasDoSexo #SegundasEmSérie
Ficha técnica:
Segundas Feministas
Episódio 88: PROSTITUIÇÃO
Entrevistada: Ingryd Damásio (Unimontes)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Andréa Bandeira (UPE), Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Locução: Andréa Bandeira (UPE); Kaoana Solpesa (UFGD)
Vozes: Marcela Boni (USP) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes), Natália Oliveira (UPE) e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani.
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG) e Natália Cavalcanti (IFPA)
Trilha sonora 1: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Trilha sonora 2: Elza Soares, Flores Horizontais (2002)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPESC; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministaas/