A Lei nº 11.340, promulgada em 07 de agosto de 2006, também chamada de Lei Maria da Penha, representou um grande marco jurídico na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. Essa Lei funciona como um importante mecanismo de proteção às mulheres, na medida em que confere uma maior rigidez e efetividade na punição dos agressores. Contudo, apesar dos avanços e de tamanha evolução, ainda há muito a ser modificado, começando pela mentalidade social que ainda se mantém machista e preconceituosa.
No ano em que comemoramos os 15 anos da Lei Maria da Penha, receberemos a Naira de Assis Castelo Branco, que é mestra em História, coordenadora dos Coletivos Feministas piauienses Mulheres em Pauta e Lesbinistas e ativista dos direitos humanos das mulheres e da população LGBT.
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
#SegundasEmSérie: Lei Maria da Penha
Entrevistada: Naira Castelo Branco
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Solpesa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa e Roteiro: Marcela Boni (USP)
Locução: Marcela Boni (USP) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Andréa Bandeira (UPE), Natália Oliveira (UPE) e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira (Unimontes) e Ingryd Damásio (Unimontes)
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG) e Natália Cavalcanti (IFPA)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2021
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministas/