APRESENTAÇÃO
O bloco #SegundasTrajetórias foi criado pensando na dimensão da história pública: aquela que é feita não somente para vários públicos, mas COM estes públicos. A nova série é dedicada à experiência de mulheres em sua mais ampla concepção. Suas trajetórias serão nosso mote para oferecer às nossas ouvintes a pluralidade das existências na contemporaneidade. Produziremos registros e também pretendemos valorizar cada vivência compartilhada em nossos episódios.
Hoje conheceremos a trajetória de Carol Dartora (@caroldartora13).
Pré-candidata a deputada federal, Carol Dartora é vereadora de Curitiba/PR. Primeira mulher negra eleita vereadora na história da cidade. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, foi a terceira candidata mais votada em 2020, com 8.874 votos. Professora de História, mestra em Educação, doutoranda em Tecnologia e Sociedade, foi secretária estadual da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTQIA+ da APP-Sindicato. Feminista negra, militante do Movimento Negro Unificado e da Marcha Mundial das Mulheres. Autora da lei que implementa o sistema de cotas étnico-raciais nos concursos públicos municipais e da lei que garante atendimento prioritário para mulheres em situação de violência.
FICHA TÉCNICA:
Segundas Feministas
Episódio 108: #SegundasTrajetórias
Entrevistada: Carol Dartora
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral (Coordenação): Andréa Bandeira (UPE)
Direção executiva: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Pesquisa, Roteiro e Locução: Kaoana Sopelsa (UFGD) e Marcela Boni (USP)
Voz: Indiara Launa Teodoro (UPE)
Edição de áudio: Natália Oliveira (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (UFGD), Maria Clara de Oliveira e Ingryd Damásio Ribeiro Tófani (Unimontes).
Colaboração: Cláudia Maia (Unimontes-MG)
Trilha sonora: Mergulho Interior, Anelis Assumpção (2018)
Realização e apoio: Universidade de Pernambuco/NUPECS; GT GÊNERO ANPUH Brasil; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e ANPUH Brasil.
País/Ano: Brasil/2022
www.instagram.com/segundasfeministas/
www.facebook.com/Segundas-Feministaas/