Listen

Description

Pois é! Circula na imprensa brasileira que a Rússia REMOVEU AS RESTRIÇÕES, que mantinha desde 2017, para as exportações de carne bovina de um frigorífico brasileiro e habilitou outro para iniciar as vendas para lá, depois que a Ministra Tereza Cristina se reuniu em Moscou com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergey Dankvert, que garantiu a realização de uma visita de inspeção ao Brasil, ainda no primeiro trimestre de 2022, o que possibilitará a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação.



O governo russo anunciou que vai abrir uma cota de 300 mil/t de carne (200 mil/t de carne bovina e 100 mil/t de carne suína) com tarifa zero de importação por seis meses, mercado que pode ser utilizado pelo Brasil. A tarifa de importação hoje, até 530 mil toneladas, é de 15%.



?Mas o que NÃO ESTÃO contando para você que investe no mercado do gado gordo e de proteína animal?



Primeiro é preciso reforçar que as vendas de carne bovina e suína de frigoríficos brasileiros para a Rússia não estavam proibidas. As exportações estavam restritas apenas para algumas unidades  e como nosso assinante já sabe, isso não impede a empresa que tem a unidade bloqueada de exportar carnes para a Rússia de outras unidades (caso as tenha.)