O episódio de hoje foi gravado no final de 2022, Nicole nos situa do que importa no mundo naquele momento: os Yanomami, sendo massacrados e o que mais me dói escrevendo essa resenha hoje, mais de três meses depois é que nada mudou, em poucos dias muito mais crimes cometidos contra os Yanomami foram expostos, como dormir com notícias assim?
Nossa entrevistada de hoje é um acontecimento, Amnéris Maroni, psicoterapeuta e professora universitária, autora de vários livros, entre eles o "Terror de ser deixada" da editora sativa, nos dedicou um pouco do seu tempo para que possamos apreciar os caminhos incríveis que a mente dela nos leva enquanto fala. E como pano de fundo ela nos trouxe o livro "Escute as feras" de Nastassja Martin. Amnéris nos guia por esse livro incrível, e o jeito com Amnéris cuida das palavras que usa, como a diferença de escutar e acreditar, nativos e informantes da antropologia. Nomeando devidamente cada elemento da sua fala precisa.
E é dessa forma que Amnéris, nos mostra que somos todos acontecimentos, momentos, experiências e assim vamos seguindo, fugindo das cristalizações individualistas que nos arrancam do mundo real, da natureza e das relações, Amnéris que ser lava de vulcão e rio por baixo da placa de gelo.
Vem escutar Amnéris desconstruir a psicanálise patriarcal e nos jogar no mundo dos acontecimentos e momentos.
Conheça mais a Amnérias: https://www.youtube.com/@CompondocomGaia/about
Créditos:
Entrevistadora: Có Aun
Locução: Lê Borges
Resenha: Tai Miranda
Trilha Sonora:
Jana Winderen
Field recording - evaporation (https://www.janawinderen.com/)