Só o mar para dar conta de Laís Guimarães, paulistana de Grajaú, 27 anos de vida na terra, mas ela carrega a sabedoria de três gerações de mulheres, ela é velejadora, educadora física, liderança coletiva e tem um curta sobre a vida dela "A Represa é Meu Quintal". O mundo fica pequenininho quando escutamos Laís falando. Ela trouxe o livro da Djamila "Cartas para minha avó" pois é uma história que ela gostaria de ter vivido, e é assim que começamos esse papo.
Lais nos apresenta de forma suave e leve todo o mecanismo do sistema patriarcal e capitalista que vivemos e como ele agiu sobre ela e as mulheres da família dela. São redes e redes de violências que ela é colocada e a resposta da Laís para isso tudo é o cuidado, ela cuida dos outros para fugir da sua violência, para impedir que o outro seja violentado como ela. ela cuida dos irmão, dos primos, sobrinhos, crianças da sua comunidade. E ela transforma a vida dela e de quem está no entorno dela e ela faz isso parecer tão simples, tão cotidiano, como é.
Vem conhecer nesse episódio sobre a Laris e toda a transformação que ela move, veja as ações da Lais em:Lais Guimarães: https://www.instagram.com/laisnegoona/
Roda de Afeto: https://www.instagram.com/roda.de.afeto/
Teaser Curta "A Represa é Meu Quintal": https://vimeo.com/577703031
Créditos:
Entrevistadora: Có Aun
Direção e Edição de Áudio: Lê Borges
Resenha: Tai Miranda