Listen

Description

Café com Direitos Humanos – Lives em tempos de pandemia

A arte sempre foi uma aliada na luta por direitos. E em nossas lutas especialmente a música tem sido uma importante ferramenta ecoando diversas questões sociais e políticas, motivando e acalmando também os corações em tempos difíceis.

No dia 7 (terça-feira), às 16h, será realizado o Café com Direitos Humanos que terá como tema Músicas de Resistência em Comunidades Tradicionais.

Recebendo como convidado o compositor e artista popular maranhense e membro da coordenação colegiada da SMDH, Chico Nô - apresentando o estudo "A TABOCA RACHOU! A MUSICA DE RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO MARANHÃO NA LUTA PELO TERRITÓRIO" onde fez uma imersão no universo das tradições culturais dos quilombolas e quebradeiras de côco, e da importância dessas manifestações na luta pela sobrevivência e por direitos ao território diante dos grandes conflitos agrários no estado, gerados pelos grandes projetos de expansão do capital, e dos latifundiários.

Também é convidada especial a cantora Rosa Reis - Pesquisadora da cultura popular, que atualmente está na coordenação e diretoria do Laboratório de Expressões Artísticas - Laborarte desenvolvendo ações e projetos de fortalecimento da arte e cultura popular no Maranhão.

A live será mediada pelo sociólogo, radialista e sócio da SMDH, Ricarte Almeida Santos

- Mestre em Cultura e Sociedade, especialista em Gestão Cultural e o idealizador do projeto “Rico Choro com Vida na Praça”. atualmente é Coordenador de Economia Solidária da Secretaria do trabalho e da Economia Solidária – SETRES; é professor do programa ENSINAR da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Apoio:

Fundo Brasil