Monte o projeto do seu livro - Parte II
Como montar o projeto do seu livro?
Não sente à frente do computador para escrever palavras soltas e formar uma história que você não sabe qual será o rumo dela. Não fique perdido no fluxo da sua história nem fique sem saber onde as palavras levarão você. O erro de muitos jovens escritores é achar que só a imaginação é a rainha da literatura. A imaginação é o sabor mágico da literatura, mas a rainha da literatura é a estrutura. Para ser uma "fábrica de sonhos" no meio literário, é preciso unir imaginação e estrutura. E, para escritores iniciantes, uma estrutura simples e equilibrada é a melhor opção para cativar o leitor no início da sua jornada literária.
E como dar essa estrutura? Primeiramente, crie um bloco de notas no computador e separe um caderno para anotar o projeto do seu livro. Antes mesmo de escrever a sua história, escreva o projeto dela. Eu costumo chamar o projeto de "Preparação da história", pois é onde o escritor vai estruturar os desafios dos seus personagens e os elementos principais do seu livro. Nesse projeto, você, caro escritor, vai preencher os seguintes itens inicialmente:
1) O título do meu livro será:
2) Os protagonistas serão:
3) As características dos protagonistas serão as seguintes:
4) Os desafios que os protagonistas enfrentarão serão os seguintes:
5) O foco da minha história será:
6) Local da história (aqui você indicará o nome da cidade, do país real ou da terra imaginária da sua história):
7) Tempo da história (aqui você indica se a sua história será contemporânea ou de época):
8) Mensagem moral da minha história (muitos escritores fazem histórias apenas com o foco no lazer literário do leitor, mas histórias profundas e cativantes costumam ter mensagens morais nas entrelinhas):
9) Elementos psicológicos da minha história (se você quer conquistar a psique do leitor, é interessante estudar um pouco de Psicologia e comportamento humano para colocar elementos e reflexões sobre os sentimentos e as reações psicológicas dos seres humanos através dos seus personagens):
10) Críticas sociais (a literatura precisa ter mais conteúdo e também poder ser uma forma de refletir sobre a sociedade, pois bons autores criticam as hipocrisias sociais e criam personagens autênticos e diferentes do senso comum):
11) O que quero mostrar com a com a minha obra literária? Onde quero chegar?
12) Uma frase para resumir a minha história:
13) Músicas que podem ser a "Trilha Sonora" da minha história (item divertido e que pode inspirar o jovem autor):
Escreva com músicas tocando em seu ambiente de trabalho! A música pode abrir a fonte da inspiração. Crie uma Playlist para o seu livro no YouTube ou no Spotify e mergulhe em boas inspirações musicais!
14) Vilão da minha história (aqui você indicará se o enredo terá vilões e como eles serão):
Separe um tempo para responder as questões ou itens do projeto do seu livro antes de escrever a sua história. Você verá que não será perda de tempo esse exercício, mas ganho de tempo. A organização e a disciplina do projeto representarão gestão de tempo, estrutura e produtividade para a sua escrita. Você verá como tudo ficará mais fácil após o planejamento. Você terá mais consciência da sua escrita e não ficará mais perdido, pois a sua inspiração terá estrutura.
Tatyana Casarino.
Leia o texto sobre o projeto de um livro no blogue da autora:
https://tatycasarino.blogspot.com/2020/09/como-montar-o-projeto-do-seu-livro.html