Listen

Description

Dicas para a Escrita Fantástica.

Sobre a construção do herói do seu livro.

Sempre existe uma pessoa antes do Herói.

      É comum o autor imaginar o protagonista antes de todos os outros personagens ao conceber uma história. Obviamente, existem tramas complexas sem um único protagonista, caso de Guerra dos Tronos; mas para autores iniciantes, o mais recomendável seria fazer histórias centradas no ponto de vista de um personagem, e ir modelando o restante de acordo com esse passo inicial.

        Nada impedirá que o protagonista possa ser concebido ao lado do folclore interno ou da trama, pois esta é uma forma interessante de estabelecer limites iniciais, e então seguir com elementos posteriores. No meu primeiro livro, chamado Taquarê – Entre a Selva e o Mar, criei o protagonista e a ambientação em torno de uma ideia básica: a história teria de se passar em um Brasil inspirado nas criaturas mitológicas do folclore, e o antagonista seria outra nação rival; o enredo, por sua vez, seria desenvolvido seguindo esses delimitadores.

    Um ditado antigo afirma que mesmo o mais poderoso guerreiro surgiu como um bebê indefeso, e este pensamento é importante ao modelar o herói. Obviamente, isto não significa começar a história logo após o nascimento do protagonista, e sim demonstrar o que ele fazia antes do chamado da aventura. 

  Ele vivia sozinho, ou com parentes ou amigos? Qual era sua profissão ou ocupação, e como esta forma de ganhar a vida influenciará na jornada? Quais eram seus sonhos e aspirações, antes de sua vida dar uma guinada brusca? Esses detalhes são importantes para tornar o herói mais palpável. Entretanto, não tente fazer históricos únicos para todos os seus personagens. É necessário balancear o seguimento da trama. 

Autor: Mateus Ernani Heinzmann Bülow.

*Mateus, o autor do Podcast de hoje, é gaúcho da cidade de Santa Maria/RS, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), escritor, poeta e autor dos livros "Taquarê -- Entre a Selva e o Mar" e "Taquarê: Entre um Império e um Reino". 

 *Mateus Bülow está em parceria e colaboração com  Tatyana Casarino no Podcast "Literatura em Ação" no Spotify e no YouTube. O objetivo do Podcast "Literatura em Ação" é propiciar dicas e conselhos para jovens escritores. 

*Mateus também é colunista do Blogue "Recanto da Escritora" de Tatyana Casarino. Confiram o texto que ele escreveu sobre Literatura Fantástica no Blogue da Taty: 

https://tatycasarino.blogspot.com/2019/08/dicas-de-escrita-fantasia.html