Músicas para auxiliar na escrita. Leia a descrição para saber mais e descobrir as músicas tocadas!
Essa dica é um tanto pessoal, ao menos em comparação com as anteriores, mas se funciona comigo, talvez ajude outras pessoas, além de ser a instrução mais fácil de seguir. Apenas escolha uma música para cada situação, e vá em frente! Tudo bem, não é tão simples assim... Existem músicas que servem para situações específicas, e nem sempre aquela trilha inesquecível de Sandy & Júnior, dos Beatles, do Nirvana ou do Mano Lima caberá com o que você deseja escrever.
Essa é uma das razões pela qual eu prefiro usar trilhas sonoras de videogames e filmes, geralmente desprovidas de letras cantadas. Tentar escrever e ouvir palavras ao mesmo tempo pode ser desconcertante para algumas pessoas, porém o mesmo não ocorre quando a música possui apenas ritmo. Quando o ritmo de uma trilha sonora encontra sua mão empunhando o lápis, ou então o dedilhar sobre o teclado do computador, uma estranha e deliciosa harmonia toma controle de sua criatividade... Claro, não é exatamente isso o que ocorrerá, mas vocês entenderam o recado.
Resta ainda uma dúvida: como escolher a trilha sonora adequada para cada situação? Pessoalmente, prefiro apanhar trilhas de games em comparação com músicas de filmes, por estas serem mais “enérgicas” e ligeiras. Músicas de jogos de RPG são boas pedidas, pois estes são games que costumam investir pesado na emoção, mesmo com gráficos simples e mecânicas limitadas.
O mais adequado ao procurar uma música para a escrita é tentar mais de uma delas, até encontrar “aquela” perfeita, moldada ao seu estilo de prosa. Se o seu estilo é mais sombrio ou macabro, trilhas sonoras assustadoras farão mais o seu estilo.
Além de retratar aventuras e momentos tensos, uma boa história de fantasia deve conter momentos mais calmos, a fim de deixar os personagens (bem como os leitores) se aliviarem por algum período de tempo. Geralmente, as músicas mais calmas em games de RPG pertencem às cidades e vilas, lugares onde os aventureiros se reúnem antes de se prepararem para a próxima etapa da jornada.
Não existem limites para a escolha da trilha sonora. Se quiser, misture trilhas de games e filmes até atingir um resultado desejado, e deixe a criatividade aflorar!
E agora que terminamos com as dicas... O que está esperando? Apanhe seu lápis e caderno (ou laptop) e ponha a criatividade para funcionar!
Autor: Mateus Ernani Heinzmann Bülow.
Músicas apresentadas como exemplos:
*Intensa:
Legend of Zelda: A link to The Past music. Overworld theme.
*Melancólica:
Tales Of Phantasia - Be Absentminded SNES version.
*Serena:
Final Fantasy V : 1 - 11 - Town Theme. Symphonic Remaster.
*Mateus, o autor do Episódio do Podcast de hoje, é gaúcho da cidade de Santa Maria/RS, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), escritor, poeta e autor dos livros "Taquarê -- Entre a Selva e o Mar" e "Taquarê: Entre um Império e um Reino".
*Mateus Bülow está em parceria e colaboração com Tatyana Casarino no Podcast "Literatura em Ação" no Spotify e no YouTube. O objetivo do Podcast "Literatura em Ação" é propiciar dicas e conselhos para jovens escritores.
*Mateus também é colunista do Blogue "Recanto da Escritora" de Tatyana Casarino. Confiram o texto que ele escreveu sobre Literatura Fantástica no Blogue da Taty:
https://poetisataty.blogspot.com/2019/08/dicas-de-escrita-fantasia.html