Listen

Description

Neste episódio,  conversamos sobre povos originários e o filme "Avatar: O caminho da água", continuação do sucesso de bilheterias de 2009.

Do ponto de vista técnico, o filme renova a experiência de voltar ao cinema, em uma indústria dominada pelas plataformas de streaming? A experiência com o 3D ainda é marcante? 

E como o filme explora as temáticas de ecologia, migração e preservação do meio ambiente? Faz um bom trabalho ao representar povos originários e os valores de coletivismo e interconectividade, presentes em tantas culturas indígenas? Como seu roteiro e estética lidam com temas como militarismo, imperialismo e o mito do branco salvador tão frequentes no cinema estadunidense? 

Para além do filme, compartilhamos dicas para você conhecer, desenvolver empatia e defender os direitos das nações indígenas brasileiras.  O que é o projeto de genocídio dos yanomamis, em curso no país? Estamos protegendo quem luta para que a gente não venda nosso futuro?

Dicas do episódio:

Pedro: "Bacurau", de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho,  "A última floresta",  de Luiz Bolognesi, e "Cidade invisível", de Luis Carone e Júlia Pacheco Jordão

Eduardo: "Jibaro: Love, Death and Robots - s3 e9", de Alberto Mielgo e Tim Miller, "As Guerras da Conquista: Guerras do Brasil. doc- s1e1" de Luiz Bolognesi e participação de Ailton Krenak e "O Predador: A caçada", de Dan Trachtenberg 

Links:

Instituto Diversidade: www.institutodiversidade.com.br

Página IMDB de "Avatar: O caminho de água": https://www.imdb.com/title/tt1630029

Vídeo da BBC Brasil sobre o genocídio Yanomami: https://www.youtube.com/watch?v=U2vVLpir7kQ

Produzido por Eduardo Estellita e Pedro Schenk

Editado por Pedro Schenk