Neste episódio em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade de Pessoas Trans e Travestis, conversamos sobre o documentário "Revelação", que explora como pessoas trans vêm sido representadas no cinema e o impacto dessas representações para a construção de suas subjetividades e para a sociedade como um todo.
Debatemos os principais clichês narrativos em torno de personagens trans: das representações mais violentas de "Traídos pelo Desejo" e "Ace Ventura" às mais humanizadas de "Paris is Burning" e "Pose", passando pela insistência dos festivais de cinema em premiar o "trans fake" (quando artistas cisgênero interpretam vivências trans). Exploramos ainda de que forma três filmes nacionais ("Madame Satã", "Carandiru" e "Elvis e Madonna"), com personagens centrais travestis, reforçam estereótipos e papeis de gênero. Por fim, abordamos de que forma pessoas aliadas e empresas podem contribuir para melhor acolher e incluir profissionais transgênero.
Links:
Instituto Diversidade: www.institutodiversidade.com.br
Artigo "A (re)produção da identidade travesti no cinema brasileiro" de Toebe, Vognac e Couto: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/view/17646/4524
Página IMDB do documentário "Revelação": https://www.imdb.com/title/tt8637504