Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:8
A diferença entre os tipos de sal está na forma como eles são obtidos.
Pode ser encontrado em moedores atraentes ou nos tradicionais sacos e em cores que variam do rosa ao preto.
Vamos conhecer a composição nutricional do sal.
1. Sal Refinado ou comum
O sal é retirado da água do mar e passa por vários processos, como refinamento e branqueamento, que causam a perda de minerais. Ao final, adiciona-se iodo à composição, a fim de prevenir o bócio (aumento da glândula tireoide). Com cerca de 390 miligramas de sódio por grama, é o mais usado na cozinha, e também o que tem menos nutrientes.
2. Sal Marinho
Não é muito processado e dispensa aditivos químicos o que matem os seus minerais.
Existe em diversas cores, como preto, cinza e rosa. Também em tamanhos diferentes. Muito utilizado na preparação de churrascos.
3. Flor-de-sal
É um tipo de sal marinho. Devido a ser importada seu cuto é mais elevado. Seu sabor é mais forte e assim necessita de uma menor quantidade nas preparações. A flor de sal é rica em minerais necessários à saúde, tem vantagem sobre o sal refinado porque não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar.
Na sua composição nutricional encontramos: ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre.
4. Sal rosa do Himalaia
Tem uma coloração rosada em sua composição nutricional se destaca ferro, cálcio e cobre, mas possui mais de 80 tipos de minerais. Origem nas cadeias montanhosas do Himalaia, não tem aditivos químicos, ele é mais saudável que o sal refinado, por conseguir manter traços da sua composição original.
Ainda assim é necessário manter a quantidade recomendada, pois tem sódio em sua composição.
Fique atento as versões falsificadas: coloque um pouco na água, se o líquido sair colorido, o produto provavelmente é sal grosso com corante.
5. Sal kosher
O tamanho do grão deste tipo de sal é bom para temperar carnes Kosher (que obedecem à lei judaica) uma vez que ajuda a remover o sangue com mais rapidez. Não costuma ter adição de iodo e é pouco utilizado no Brasil.
6. Sal líquido
É um sal líquido, nesse caso o sal é diluído em água. Dessa forma tem menos sódio, e possui uma quantidade menor de iodo.
Se utilizar o sal comum com moderação não é necessário o sal líquido.
Atenção: o consumo de nenhum sal deve ultrapassar os 5 gramas diários recomendados pela (OMS) Organização Mundial de Saúde. Essa quantidade engloba todo o sal utilizado na preparação dos alimentos e dos alimentos industrializados.
O sódio não um vilão, ele é necessário para o equilíbrio hídrico do corpo, os impulsos nervosos, contração muscular e transporte de moléculas entre as nossas células. Apenas utilize de forma equilibrada.
Sal refinado, grosso, marinho e do Himalaia
Porção 1 grama
Sódio: 390 mg
Iodo: 25 mcg