Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é Vitor, professor, especialista em tecnologias educacionais, fundador da Milestone e muito mais…
Antes de mais nada, esse texto não é sobre negociação, pra mim fazer negócios, ter uma empresa, negociação faz parte de uma mesma caixinha. Como assim, o Vitor, que sempre pensou fora da caixa vai usar elas… ué… eu nunca fui de fazer muitas redes sociais e mídias e agora tenho facebook, instagram, linkedin, podcasts, youtube, algumas coisas mudam, pro bem ou pro mal, hehe…
Mas relaxa, eu continuo tentando evoluir sempre, por isso vou falar uma frase que eu gosto muito, se faz sentido e faz dinheiro, faz sentido fazer um CNPJ, em outras palavras, constituir uma empresa. Lembra do que eu falei de propósito, pois então, uma empresa também tem Pessoa no meio da sigla, Cadastro Nacional de “P”essoa Jurídica. Assim como você, eu, e todos nós, temos sonhos, medos, vontades e necessidades. Eu tenho um amigo que escreveu um livro, o Fernandes, Joel Fernandes, que fala que uma empresa começa numa venda, e eu concordo não precisa ser uma venda, podemos começar com uma troca, uma permuta, uma apresentação, perceba que eu estou escrevendo em ordem regressiva.
Eu acredito muito que empresas que não resolvem problemas são problemas, contudo precisamos começar por nós mesmos, você pode reparar que muitos vídeos, podcasts e textos meus são testes, pois eu estou validando ideias, hipóteses e tecnologias, as vezes você gosta mais vídeo então temos canal no YouTube, você pode gostar mais de áudio então temos podcasts, ou pelo menos ler, sim, todo texto que eu apresento está em texto ou parte dele, guardado para eu por no blog do meu site, VitorBruno.com
Dito isso, é uma apresentação, auto-apresentação assim por se dizer, a gente tá se conhecendo, se tornando amigo, eventualmente eu vou fazer negócios com você e você comigo, aqui no Brasil a gente gosta de conhecer as pessoas antes comprar coisas e serviços enquanto nos EUA as pessoas fazem o contrário. Então é importante ter uma boa primeira impressão, fotos, textos, assinantes, visualizações, downloads….
Antes de termos dólares, reais, barras de ouro que valem mais do que dinheiro, ações na bolsa, a gente já fazia trocas, escambo, permuta, o que eu tenho que você precisa e você precisa que eu tenho, não é errado, sabe, uma frase que eu escutei quando tava num programa de aceleração de empresas é que a gente vende aquilo que a gente tem demais, fazemos com amor e carinho e transborda, e como tem uma música bem antiga, temos para dar e vender.
Por último, vendas, existem muitas fórmulas para dizer um número de conchinhas em troca do seu trabalho, eu penso no seguinte, quanto eu preciso para minimamente viver, quanto as pessoas estão cobrando para fazer a mesma coisa que eu faço, quanto as pessoas querem pagar, por que vão pagar um pouco mais caro comigo, e vou ajustando cada contrato, cada, venda, até que o preço fique bom para os dois lados, uma coisa tem que ser clara, quando um lado fica insatisfeito, os dois perdem, algo da cultura do oriente médio, a negociação, ação de fazer negócio.
Se você gostou desse texto, compartilhe, com seus amigos, dê o coraçãozinho, joinha, ou outro formato que mostre isso, e comente como você faz negócios, por hoje é só, bye bye and see you soon.