Listen

Description

Hello my friend, como vai você, aqui quem fala é Vitor Bruno, professor de inglês, fundador da Milestone, especialista em tecnologias educacionais e muito mais.

Se eu parecer mais vermelho que o normal é porque eu fui dar uma volta de bike ontem e esqueci de passar protetor solar, bad Vitor, very bad! Não faça isso! Mesmo no inverno isso pode causar insolação!

Voltando para o tópico de hoje, como vencer o medo de falar errado, me permite corrigir uma coisa, tira o “de falar errado” de lá, normalmente a gente tem medo e isso é mais comum do que parece, a gente tem medo de não ser aprovado numa entrevista de emprego, a gente tem medo de subir numa bicicleta e viajar por quilômetros, ficamos com medo de falar com aquela pessoa bonita, enfim o que é o medo…

Pra mim medo é criatividade de pensar em tudo o que pode dar errado, pensa comigo, quando a gente tá sendo nós mesmos, você fica com medo? Medo de respirar? Medo de piscar os olhos? Medo de tomar banho? A menos que você seja o Cascão e que tenha medo de água… A gente não consegue ficar com medo muito tempo a gente vai acostumando a adrenalina no nosso corpo e ficando um pouco mais relaxado, isso deixa a gente confiante, mas enfim, vamos alinhar uma coisa aqui, existem milhões de possibilidades, de universos paralelos em que você faz tudo certo e tudo errado, e isso se refere à coisas mundanas.

Tente lembrar de todas as coisas que você já fez até hoje, quantas coisas legais você já fez e que você se orgulha delas, até mesmo as mais banais, até 1700 era super difícil amarrar os calçados, talvez por sapatos de laço serem coisas de gente muito rica, mas presta atenção, agora você é capaz de entrar na internet, procurar dentre milhares de vídeos como amarrar o seu calçado. Vou dar um passo além, se você procurar usando um tradutor “como amarrar o sapato” em outros idiomas, quantas outras maneiras você pode achar? Vou além, procura em inglês “how to lace your shoes” eu acabei de fazer isso e busquei por vídeos, mais de sete milhões e meio de vídeos… wau! Deve ter alguém que consegue te explicar com as palavras que você consegue entender, seleciona para assistir com legenda, você vai conseguir entender boa parte delas, e se você não conseguir tudo bem também, pausa, pega palavra nova, traduz, anota as duas num caderno e repete o vídeo falando como você consegue.

Só para deixar um exemplo de coisa legal, eu tenho um grande amigo que é guitarrista, ele me falou que as músicas que ele toca ou compõe nunca fica igual como ele imaginou, e isso é por um simples fato nunca as coisas saem exatamente como a gente imaginou, e eu completo que podem sair ruim, mas também podem sair melhores do que a gente imaginou.

Pensa nisso, se você gostou desse texto, compartilhe, deixe o seu comentário e me diga do que você tem medo, obrigado, bye bye and see you soon!