Hello my friend, como vi você? Aqui é o Vitor, professor de inglês, fundador da Milestone, especialista em tecnologias educacionais e mais um monte de coisas.
Para para pensar o que você e o Bill Gates têm em comum, dois olhos, um nariz, e as mesmíssimas 24 horas por dia, o tema de hoje é gestão de tempo. O que faz ele ganhar milhões de dólares por minuto e você um pouquinho menos que isso? O simples fato de gerir o tempo, não vou entrar no mérito de dizer sobre o negócio do Bill Gates. Mas pensa comigo, vocês dois acordam, tomam café, e vão fazer seus afazeres. Isso se chama rotina. Agora como faço para fazer aquele monte de coisa que eu digo no começo dos textos, afinal, sou voluntário em muitas coisas, Startup Weekends, Hackathons, StartupGrind, Google Business Group, Grupo de Educadores que usam o Google, Peeragogy, Pedagogia em Pares, entre outros…
Antes da covid eu ainda me dividia em assistir disciplinas isoladas da Universidade Federal de Santa Catarina, participar pelo menos de um evento por semana. Dava aulas pra pagar as contas, já que nem as companhias de luz e água nem os supermercados aceitaram aulas de inglês como pagamento. Muitas pessoas perguntavam como eu fazia tudo isso… Na minha cabeça era fácil, por um motivo que eu não dava nome. Eu fazia uma boa gestão de tempo, eu acavalava as coisas para fazer mais coisa ao mesmo tempo, por exemplo enquanto eu estava dirigindo para algum lugar eu ia ouvindo um áudio-livro, podcast ou mesmo estudava áudios de outros idiomas. Eu uso a agenda do google para ter tudo marcado e com o tempo eu marcava o tempo que eu tinha para chegar em tal lugar… ou seja eu fechava minha agenda para o trânsito, por último eu abria minha agenda para os outros, cada aluno, amigo, ou desconhecido sabia como me achar pela agenda que eu compartilho até hoje.
Em poucas palavras, agenda total menos eventos menos trânsito igual a tempo livre para outras coisas. Outra coisa que eu fazia era a famosa técnica do reloginho, pomodoro se você preferir assim (imagine eu fazendo aquele gesto de italiano, que fecha a mão em formato de coxinha)... Ela consiste de você ajustar um relógio regressivo, um timer, para o tempo que você tem disponível para o hyper-focus, não é a hyperspeed de Star Wars, relaxa você não vai viajar na velocidade da luz nesse texto. Eu sempre crio blocos de até uma hora para tudo, e acabo fazendo isso de forma prática e rápida, por exemplo cuidados pessoais, banho e café da manhã, 1h, almoço e descanso, 1h, blocos de aulas, 1h, escrever esse texto, e converter para vídeo que vai virar podcast, 1h, e por ai vai.
Uma tabela de coisas para você fazer versus o tempo que você vai fazer versus o que você gostaria/quer fazer ajuda dar uma ordem de importância, geralmente a gente começa pelo o mais difícil e porque não o que vai te ajudar a fazer mais coisas ao mesmo tempo?!
Espero que vocês tenham gostado desse texto, se sim, curtam, compartilhe com seus amigos que precisam de gestão de tempo ou não, e comentem o que vocês fazem para fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Bye bye and see you soon!