Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é o Vitor Bruno, professor de inglês, fundador da Milestone, especialista educacional, e muito mais!
Algumas pessoas me perguntaram se filmes são bons para estudar, eu, particularmente acho que sim, em cerca de noventa minutos você tem uma apresentação do protagonista, falando o nome dele, o que ele fazia, seus medos e desejos.
Daí ele é chamado para um desafio, um problema, o vai ser mostrado o motivo do filme, de repente até o antagonista da história.
Em seguida, o protagonista fala que tá inseguro, que não tem certeza se ele ou ela é mesmo quem devia fazer (um pouco de síndrome do impostor), geralmente isso é mostrado na frente de uma pessoa mais experiente, um mestre Yoda assim por se dizer…
Então, tem o primeiro desafio, o primeiro encontro, não, não não é com o namorado ou namorada, quer dizer pode ser, mas é primeiro encontro do protagonista com o antagonista, senão o chefão do filme, pelo menos alguns capangas, ao mesmo tempo que a gente conhece os amigos do protagonista, até um possível amor (sério, parece que nessa hora a possibilidade de encontrar uma namorada ou namorado aflora de propósito…)
O protagonista chega perto do desafio, e não tem certeza que ele é o escolhido, e agora!? Quem poderá nos ajudar… Chegou a hora, todo mundo na pista de corrida, no campo de batalha, na sala de aula para fazer a prova, é a hora do tudo ou nada.
Agora há luz no fim do túnel, será a saída? Será um trem vindo na direção do protagonista? Aquele momento que você se pergunta, falta muito? (se você perceber é quando as aulas começam ficar chatas, você olha para o relógio, o professor na sala de aula senta, geralmente isso dá bem perto de 1 hora)
Ou não, aquele túnel pode ser mais comprido, o exército inimigo começou a se reorganizar, a receita queimou, tá acabando a gasolina, será que vai dar para chegar no destino, puts e agora!?
Nosso protagonista venceu de fato, escapou da morte como o James Bond, é o último round da luta, a última volta, ele, o protagonista, conseguiu vencer, levou o troféu pra casa, a espada do inimigo, chamou a crush para sair, é tetra, é tetra, é tetraaaaaaaa, acabou, acabou…
Agora você está fluente de inglês, formado na faculdade, casado com a pessoa perfeita, que te apoia e te motiva, quando o narrador fala que isso tudo era um plot baseado na jornada do heroi, de Joseph Campbel, que tudo o que você viu aqui é de um livro escrito em 1949, e que até hoje monta a maioria dos filmes… o mesmo narrador fala a frase favorita desse livro “Dentro da caverna que você tem medo de entrar tem o seu maior dos tesouro” e finalmente convida você para comentar, deixar o seu like, e compartilhar com seus amigos, encerrando o esse texto com um bye bye and see you soon!