Listen

Description

Hello my friend, como vai você? Aqui quem fala é Vitor, sou professor, fundador da Milestone, especialista em tecnologias educacionais e muito mais…

It’s me Mario… quem não reconhece essa frase, ou aquela música que lembrava o tema da vitória mais estilosa de outro jogo que tinha um porco-espinho…

Video games sempre ajudaram muitos gamers a ficarem fluentes em inglês, talvez pela nossa produção ser bastante tímida a gente sempre teve que importar bastante coisa, numa época que os jogos demoravam para chegar, saía uma nova versão do jogo a cada dois ou três anos.

Olha que legal, essa demora podia ser útil, pois a gente podia ler os diálogos, traduzir eles, estudar a estratégia para vencer o jogo, e conversar com outras pessoas. Hoje em dia temos jogos super realistas, que as vezes ocupam hds de espaço na memória do video game, os famosos jogos de mundo aberto. Sem contar os simuladores, que cada vez estão mais realistas, tem um de avião que está para sair que vai usar até dados do clima atuais! Jogos de esportes, corridas, a inteligencia artificial está cada vez mais inteligente. Saudades quando eu só jogava xadrez e sofria para empatar, hoje em dia além de poder jogar com alguém do outro lado do mundo, também dá para programar o jogo para ter a dificuldade de um animal até de um mestre enxadrista (jogador de xadrez) do futuro que teve as habilidades evoluídas em um computador.

Agora como fazer para aprender com eles, olha, tem várias maneiras, a primeira delas é perdendo e ficando sem jogar… sim, se punir ensina um pouco sobre as limitações que a realidade real, nossas vidas, nos impõe. Não me entenda mal, mas o que eu quero dizer é que a vida não tem continues, os power-ups, as coisas que nos dão mais força, mais inteligência ou curam a gente não são adquiridas de um instante para outro, é um processo, um fluxo. Temos uma inteligência coletiva para muita coisa, como falar, como falar ao telefone, agora como programar? Como falar em público? Como organizar um canal de youtube e distribuir podcasts… essas coisas demoraram pelo menos uma semana para mim e não é porque eu sou devagar.

Outro ponto é usar os em inglês, observe os  diálogos, comandos, regras… como elas estão escritas, descritas, quem me conhece sabe que eu não sou o maior aficionado por futebol, mas palavras como kickoff e offside ficaram marcadas na minha cabeça, kick-off é quando você dá o chute inicial de uma partida (que também pode ser usada para projetos) e offside é impedimento, agora se você gosta, como fala o número das camisetas dos jogadores? Quais as partes do campo? As formas geométricas dentro das quatro linhas? Quais as cores do uniforme? Onde ficam os estádios mais legais no fundo fora do Brasil? Como fazer para chegar lá?

Olha quanta coisa legal tem por aí para a gente experimentar? No nosso próximo texto a gente vai falar sobre futebol, stay tuned fique ligado ou ligada, mostre que você gostou desse texto dando joinha, compartilhe com seus amigos que gostam de videogames e comentem, qual jogo vocês mais gostam? De repente eu faço um texto usando ele de exemplo para vocês.

Obrigado, bye bye, and see you soon!