Listen

Description

Autor: Pe. Juan Pablo Botero, L.C.

"Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso."

Essa jaculatória que faz parte do tesouro perene da Santa Igreja é uma jaculatória muito querida para nós membros do Movimento, porque temos na pessoa de Cristo o centro, o critério e o modelo de toda a nossa vida: pessoal, familiar e profissional.

E ao interiorizar na figura de Cristo, surge na nossa espiritualidade uma devoção especial pelo seu Coração, pelo seu Divino Coração. Eu costumo dizer que Nosso Senhor Jesus Cristo foi o primeiro youtuber que existiu. Porque quando você quer demonstrar amor, quando você quer demonstrar um sentimento de amor para o seu esposo, para a sua esposa, para o namorado ou namorada, em seu WhatsApp, o emoticon que você escolhe é justamente a figura de um coração. Porque o coração tem como sinônimo o Amor.

E quem nos falou que é com o coração que nós amamos? Foi justamente na figura do Sagrado Coração! É na imagem do Sagrado Coração onde encontramos esse amor veemente de Cristo por nós.

E para poder conhecer um pouquinho mais do que é o Coração de Deus, vamos nessa cápsula refletir algumas passagens do livro do Deuteronômio. Esse livro foi elaborado por Moisés justamente antes do povo de Israel entrar na Terra Prometida. É uma segunda lei que ele formula para esse povo que começa uma nova etapa. E a primeira condição que ele coloca no capítulo quarto é: "E então procurarás O Senhor teu Deus, e O encontrarás, contanto que O busques de todo o coração e com toda a tua alma."

Senhor, como posso eu te encontrar?  Senhor, como posso eu te achar?  Simplesmente te procurando com sinceridade. Te procurando com todo o meu coração, com toda a minha alma. Em definitivo, amando-Te como a pessoa mais amável, como a pessoa mais factível de receber amor.

E já depois, no capítulo quinto, encontramos um desejo no coração: "Ah se tivessem sempre esse mesmo coração para me temer e guardar os mandamentos, então seriam tão felizes para sempre. Eles e também os seus filhos." Eis aqui o critério de uma felicidade contínua: 'temer e guardar os seus mandamentos com um coração indiviso.'

E já no Capítulo 6, vem a promulgação do mandamento primordial: "Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único. Por isso, amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravadas em teu coração."

Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo que possamos ter esse mesmo coração que Ele almeja, que Ele deseja, que Ele pedia para esse povo de Israel que estava prestes a iniciar uma vida nova.

Cada dia temos essa oportunidade de iniciar uma nova jornada, de iniciar uma nova caminhada, de  iniciar com um coração totalmente voltado para o Senhor. Para que ao procurá-Lo com todo o coração, com todas as nossas forças, com toda a nossa alma possamos ser felizes. Não só nós, mas também nossos filhos.

"Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso".