Autor: Ir. Pedro Leal, L.C.
Cápsula: Ser apóstolo
Ele sai ao nosso encontro. Chamando cada pessoa pelo seu próprio nome. Fala ao nosso coração e abre os nossos olhos para ver as necessidades do mundo. Nem sempre a resposta é imediata ou formulada com palavras bonitas, mas é a própria vida, que muda de direção e a realidade ganha um novo sabor. Jesus sai ao encontro e chama os que Ele quer (cf. Mc 3,3).
Encontro – Chamada – Resposta. Essa é a dinâmica da existência de cada um dos apóstolos: Pedro, João, André e também de Maria Madalena e muitas santas mulheres.
O Regnum Christi, dentro da missão da Igreja, busca fazer presente este mistério de Cristo que sai ao encontro de cada pessoa, revela o amor do seu coração, as reúne e forma como apóstolos, líderes cristãos para o mundo de hoje (EERC, 9).
Sabemos que a palavra «apóstolo» quer dizer «enviado». Assim como o Pai, que tanto amou o mundo (cf. Jn 3, 16) enviou o seu Filho, assim também Cristo quis chamar homens e mulheres para compartilhar sua vida e colaborar com a sua missão. No movimento Regnum Christi, entendemos esta palavra como “líder cristão”, alguém capaz de inspirar, guiar e formar outros, seguindo o mesmo exemplo de Jesus (EERC, 33).
Não se chega a ser um apóstolo pelo que se faz, senão pelo que deixamos o Espirito Santo realizar em nós. Diz assim o livro da Sabedoria: “O Espirito Santo, penetrando nas almas, forma Amigos e Profetas” (cf. Sb 7, 27). O apóstolo é antes de mais nada um amigo de Cristo, com quem compartilha a sua história, seus sonhos e o próprio destino. O Espírito Santo também suscita um coração de Profeta, pronto à anunciar o Amor Misericordioso de Deus-Pai e colaborar na construção do Reino do seu Filho.
Assim, ser um apóstolo consiste no testemunho de uma vida que se deixa penetrar pelos mesmos sentimentos do Coração do Redentor, colocando todos os seus talentos e criatividade ao serviço dos homens, seus irmãos. (EERC, 13)
Nos Evangelhos e nos Atos dos apóstolos, vemos como Cristo envia os seus primeiros discípulos juntos: Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho (cf. Mt 28). Assim também, buscamos evangelizar em comunhão entre todos os membros: jovens e famílias, leigos consagrados e consagradas do Regnum Christi, religiosos e sacerdotes legionários, estabelecendo sinergias e formando equipes para perseverar unidos na oração e potencializar o apostolado. (EERC, 5) Todos participamos segundo a própria vocação e, assim, o Regnum Christi, ao passo da Igreja, nos oferece um estilo de entrega que nasce da experiência pessoal do Amor de Cristo e gera em cada coração a urgência de fazer presente no mundo o seu Reino. «Caritas Christi urget nos». O amor de Cristo nos impele. (EERC, 10)