Listen

Description

Continuação- PARTE 2

palavras-chave

educação, currículo, pesquisa, cotidianos, resistência, políticas educacionais, cartografia, signos artísticos, vida bonita, práticas curriculares

resumo

Esta conversa explora pesquisas na área da educação, discutindo a importância do currículo, a pesquisa com os cotidianos e a resistência nas práticas educacionais. Os participantes abordam a necessidade de cartografar as vidas e experiências nas escolas, enfatizando a criação de currículos que respeitem e integrem as realidades dos alunos e professores. A pesquisa é vista como um ato colaborativo, onde todos são coautores na construção do conhecimento.

📘 CARLOS EDUARDO FERRAÇO

Professor Pesquisador | Currículo, Diferença e Cotidianos

Possui Licenciatura Plena em Física pela Ufes (1981),Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000), umprimeiro Pós-Doutorado em Educação pela Uerj (2008), com visita ao LaboratoireCIVIIC - Université de Rouen-France e, por fim, um segundo pós-doutorado tambémpela Uerj (2015). É professor visitante do Programa de Pós-Graduação emEducação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEDuC/UFPE/CAA)e professor titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo,atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação emEducação (PPGE/UFES), na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e ProcessosCulturais. Desenvolve pesquisas no campo das políticas de currículo desde 1999,em suas composições com as Pesquisas com os Cotidianos e a Filosofia daDiferença. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq 1-D, e atua comoLíder do GRPes Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos (Ufes-2007)

📍 Pesquisa atual:“Currículos em redes, signos artísticos e experimentações estéticas”Investiga como signos artísticos nos cotidianos escolares potencializam movimentos de reexistência e produções de vida, mapeando fabulações e estéticas da existência nas redes de currículo.

📚 ANA CAROLINA JUSTINIANO

Ana Carolina Justiniano é professora adjunta da UniversidadeFederal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Educação pela UFES. Mestre emLinguística Aplicada pela UFMG. Especialista em Tradução pela UFMG. Bacharel emTradução pela UFOP. Graduada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela UFES.Desenvolveu o projeto "Tradução como Prática de Letramento Crítico naEscola” em parceria com a UFES e FAPES. Membro do grupo de pesquisa Currículos,Cultura, Cotidianos e Redes de conhecimento (CNPq).

📍 Pesquisa atual: Coordena os projetos “Currículos rasurados e criação de mundos” e “O que pode um currículo?”

📚 MARIA REGINA LOPES GOMES

Maria Regina Lopes Gomes é Doutora e Mestre em Educação peloPrograma de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo(PPGE/UFES), na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores.Possui graduação em Pedagogia pela UFES, e é Pedagoga aposentada da RedeMunicipal de Ensino Vitória-ES. Coordenou o Programa de Pós-Graduação emSegurança Pública da Universidade de Vila Velha (UVV/ES), entre 2017 a 2019, eatuou como professora do Programa de Mestrado em Segurança Pública, na linha depesquisa Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (2016 a fevereiro de 2020). Foidocente do Curso de Pedagogia/UVV, de 2012 a 2020. Coordenou o grupo e pesquisado CNPq “Currículos-formação em redes, Cotidianos de escolas e Direitos Humanos”.É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Currículos,Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos” (UFES-ES).

📍 Pesquisa Atual:“As múltiplas práticas-políticas de currículosformações tecidas com os cotidianos”Analisa as políticas de currículo e formação docente em Vitória-ES.

Coordenação: Nilda Alves

🎧 Mediação e supervisão: FernandaMello

Produção: Eneida Leão

Parte técnica: Nilton Almeida, Isadora Águeda e Júlia Lima

🔊 Trilha sonora: Fernando Moura- Crianças Brincam/ Sons originais e canvas

Imagens- Fotografias cedidas pelo Grupo de Pesquisa convidado e Canvas IA