#E.130- #Contribuições às pesquisas com os cotidianos
Conversa de hoje: Dissertação de Thamy Lobo.
NÓS ‘ESCRITORESLEITORES': tecendo narrativas cotidianas e imaginárias com jovens acerca de movimentos migratórios .
"A narrativa e suas potências. Esta pesquisa é composta de histórias que ocorrem ‘dentrofora’ das redes ducativas. Acompanhamos o caminho de uma jovem leitora que está constantemente se formando professora, desde o seu primeiro contato com a literatura até a sua proposta de criação de narrativas infantojuvenis com jovens que participam de uma ONG, localizada em uma periferia na cidade do Rio de Janeiro. Entendendo a importância da literatura para o aprendizado, a imaginação, a criação e a resistência, em um ‘espaçotempo’ onde se necessita,por luta e prazer, afirmar a importância dos livros a todo o momento. Através de leituras infantojuvenis, conversas e atividades, o texto apresenta narrativas criadas que aborda a temática da migração, tema caro às e aos jovens que, sozinhas e sozinhos, atravessam diversos bairros até a ONG, em busca de uma oportunidade de primeiro emprego. Utilizando a metodologia dos cotidianos para conversar, se inspirar e a poesia dos textos e imagens dos livros lidos, a pesquisa mostra a percepção das e dos jovens ao se descobrirem primeiramente leitores e após escritores, entendendo, assim que todas e todos que possuem contato com a literatura são ‘escritoresleitores’ criam ao ler, leem ao criar. "
(Thamy Lobo,2023)
Convidadas:
Mairce da Silva Araújo, professora da Faculdade de Formação de Professores e do Programa de Pos- graduação em Educação processos formativos e desigualdades sociais, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, memória, formação docente e relações étnico raciais.
E, ainda, a professora Maria Luiza Süssekind (Luli) é Professora no Departmento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É
Cientista do Nosso Estado FAPERJ desde 2019. Atualmente atua como Visiting Professor na University of Ottawa/Canada junto ao Professor Nicholas Ng-A-Fook na área de currículo e reparação.Representa a Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em educação (ANPEd) no Conselho de Políticas Educacionais em Direitos Humanos no Ministério da Educação. Membro da ABdC/Associação Brasileira de Currículo, AAACS/ American Association for Advanced Studies in Curriculum, IAACS- International Association for Advanced Studies in Curriculum and AERA/ American Association for Research in Education.
Alguns livros
Produção dos estudantes de uma ong da periferia do Rio de Janeiro. Acervo da integrante desse grupo de pesquisa que elabora este podcast.