Neste episódio, seguimos HACKEANDO a respiração, mas agora de forma mais voltada aos esportes.
Existem esportes que possuem formas específicas de respirar, mas, de modo geral, a respiração mais eficiente é a realizada apenas pelas narinas.
Assim, respirar menos pela boca, respirar de forma mais lenta e, ainda, de forma mais profunda e completa significa entregar matéria-prima de melhor qualidade às células do corpo e, consequentemente, perfomar melhor.
Trazemos, nesse episódio, diversos exemplos de atletas que se utilizam da respiração para melhorar suas performances.
Não basta, todavia, prestar atenção apenas nas inspirações - é necessário expirar também de forma mais lenta e completa.
Ainda, um dos grandes fatores responsáveis pela longevidade é a capacidade pulmonar, ou seja, respirar melhor e ter uma capacidade pulmonar maior influencia na longevidade.
Por fim, trazemos algumas variações de respiratórios, de acordo com o objetivo: se a intenção for ganhar flexibilidade, existe um tipo de respiração mais eficaz; se a intenção for, por sua vez, obter mais energia, existe outro tipo de respiração mais recomendado.
Acompanhe nosso trabalho também em nossas redes socais:
Fer Filippozzi https://www.instagram.com/ferfilippozzi/
Malachini Dias https://www.instagram.com/malachini.dias/
Vilmar Duarte @vduartepro https://www.instagram.com/vduartepro/
https://www.youtube.com/@VilmarDuarte
Referências:
Estudo de longevidade: “Vital capacity as a predictor of cardiovascular disease: The Framingham Study / 1983” - extraído do livro “Respire”, de James Nestor.