O Jubiabá #4 entrevista Teresa Novaes Marques, mestre (UFRJ, 1998) e doutora (UnB, 2003) em História e professora associada da UnB. Nesta entrevista, Teresa Novaes Marques aborda aspectos das lutas das mulheres por direitos trabalhistas no Brasil; a expressão das diferenças de gênero na legislação do trabalho feminino e a exclusão das trabalhadoras domésticas pela CLT, editada em 1943.
Disponível em: https://jubiabapodcast.wixsite.com/jubiaba
Não perca!
-------
Indicações de leitura:
Anatomia de uma injustiça secular: O Estado Novo e a regulação do serviço doméstico no Brasil. Varia História (UFMG. Impresso), v. 36, p. 183-216, 2020.
A regulação do trabalho feminino em um sistema político masculino, Brasil: 1932-1943. Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 29, p. 667-686, 2016.
O Voto Feminino. 2. ed. Brasília: Edições Câmara, 2019.
Comentários, sugestões e críticas: jubiabapodcast@gmail.com
Instagram: @jubiabapodcast
Twitter: @jubiabapodcast
Facebook: www.facebook.com/jubiabapodcast
Compartilhe, divulgue e interaja com nosso projeto!
TERESA NOVAES MARQUES é graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). È mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorada em História pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente, é professora de História do Brasil, na Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e orientações nos seguintes temas: história do Brasil colônia, história do crédito, história das mulheres, da condição feminina e biografias políticas de mulheres. Em 2020, foi contemplada com bolsa da Fundação Fulbright para a cátedra de estudos brasileiros na University of Texas, em Austin.
Entrevistador: Victor Hugo Criscuolo Boson, doutor em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro/BA.