Listen

Description

O Jubiabá#6 discute o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, do ano de 2019. O enredo campeão Histórias para Ninar Gente Grande propõe uma releitura crítica da história do Brasil, ao recontar o processo de invasão do país desde o descobrimento.

Mulheres, tamoios, mulatos, Marias, Mahins, Marielles, malês. São vários os heróis dos nosso povo retomados pelo samba. Um misto de denúncia e de manifesto, o samba-enredo estabelece críticas à narrativa que roubou o real protagonismo do povo brasileiro, ao propagar o mito do povo pacífico e ao ensinar que os direitos são fruto da concessão de uma “princesa” e de “líderes oficiais”.

Entender a construção do samba-enredo, o contexto político de seu lançamento, as possibilidades de sua utilização para desconstruirmos uma história dos “vencedores”, além de discutir a posição da classe trabalhadora na história, é o tema do episódio 6.

Participam do episódio Daniela Muradas, professora da UFMG, e Deivid Domênico, compositor do samba-enredo.

Não perca!

-------

Comentários, sugestões e críticas: jubiabapodcast@gmail.com

Instagram: @jubiabapodcast

Twitter: @jubiabapodcast

Facebook: www.facebook.com/jubiabapodcast

Compartilhe, divulgue e interaja com nosso projeto!

Daniela Muradas é Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estágio pós-doutoral em Sociologia do Trabalho pelo IFCH da UNICAMP (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: retrocessos sociais, direitos humanos sociais e trabalho decente.

Deivid Domênico é cantor e compositor. Em 2019, foi um dos compositores do samba-enredo “Histórias para ninar gente grande”, campeão do Carnaval carioca e também premiado com o Estandarte de Ouro no quesito samba enredo. Trabalhador dos Correios e líder sindical. Organizador do site https://sambamanifestacao.com.br/

Entrevistador: Victor Hugo Criscuolo Boson, doutor em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro/BA.