Todos aqueles que se destacam são ou criticados ou exaltados. Barnabé e Paulo foram tão convincentes na pregação do evangelho de Deus que, num contexto politeísmo (em que se adoram a muitos deuses), as pessoas passaram a achar que fossem divinos. Assim, quem se destaca deve vigiar para que não seja “endeusado” pelas pessoas. Se não cuidar, poderá achar que é mais do que é e acabará por dispensar Deus. Assim, por exemplo, um pastor elogiado pelos seus sermões deve cuidar para não esquecer que eles lhe são inspirados por Deus. Eles não são fruto da sua habilidade, pesquisa ou dom de oratória, mas uma inspiração de Deus. Um médico querido pela sua competência e paixão pelos pacientes deve cuidar para não achar que é um deus. Todos devemos vigiar para não nos envaidecermos. Sabemos o que pode vir em seguida: a destruição (Provérbios 16.18).
Aprender não é um fim em si mesmo, mas um caminho. Viver é aprender. Depois que aprendemos, o que era difícil se torna fácil. Lembra-se de quando começou a aprender andar de bicicleta ou a dirigir um automóvel? Nesse sentido, alguns cuidados de sabedoria de vida devem ser tomados.
#Não complique as coisas. A vida não precisa que lhe acrescentemos mais complexidade. Simplifique.
#Não subestime os problemas, colocando-os menor do que são, porque você precisa de forças à altura do obstáculo. Se, no salto, a vara está há quatro metros de altura, não aja como se estivesse a dois, porque se o fizer, tomará distância e fôlego para dois metros e baterá com a canela no meio.
#Não superestime as dificuldades, transformando morros em montanhas ou descidas em abismos. Enviado como um dos espias à terra, seja como os dois (Josué e Calebe) e não como os dez (cujos nomes não sabemos) que superestimaram os adversários. Veja o problema no seu próprio e real tamanho, não no tamanho do seu otimismo incorrigível ou do seu medo paralisante.
#Não se entregue. Como nos lembra João, você é de Deus e venceu o mundo; aquele que está em você é maior do que o que está no mundo (1João 4.4-5). Nosso modelo é claro, ouvindo Jesus dizer a cada um de nós: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (João 16.33b).
#Mantenha a esperança. A promessa é repetida para que sirva de megafone aos ouvidos: “Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas. Ele os protege completamente; nenhum dos seus ossos é quebrado” (Salmo 34.19-20). AZEVEDO, Bíblia Sagrada Bom Dia