Josué falou separadamente aos líderes de Israel, que seriam os maiores responsáveis por garantir que o povo de Israel continuasse a servir ao Senhor. Observe o padrão das observações de Josué. Ele começa com uma promessa, passa para a exortação, e conclui com um lembrete e advertência.
A promessa: Deus que tinha expelido o inimigo continuaria a impeli-los diante de Israel.
A exortação: Esforcem-se, tomem cuidado para obedecer à lei de Deus, não se associem com nações pagãs ou com seus deuses, e se apeguem ao Senhor.
O lembrete: Deus expulsou o inimigo, como prometeu.
A advertência: Se vocês se afastarem de Deus, o Senhor não mais os expelirá. Além disso, “a ira do Senhor sobre vós se acenderá”.
Estas quatro funções resumem a responsabilidade e o ministério de grande parte dos líderes espirituais de nossos dias — incluindo os pais. Nós devemos viver segundo as promessas de Deus, e transmiti-las. Nós devemos ser fiéis, e exortar à fidelidade. Nós devemos nos lembrar do que Deus fez, e recordar aos outros. Nós devemos ter ciência, e advertir os outros, sobre as consequências de nos afastarmos do Senhor. RICHARDS, Lawrence - Comentário Devocional da Bíblia