Fala pessoal, pimenta na área. Estou chegando pra mais um pimenta podcast no quadro que faço junto com meu parceiro do grupo guerrilha Urbana Rafael Rodrigues, e dando continuidade ao último episódio do páginas soltas, continuaremos falando sobre as guerras.
A origem das guerras são diversas, Raramente uma guerra tem uma única causa. Porém, Sun Tzu, em seu tratado A Arte da Guerra, alerta que todas são de conquista.
São vários tipos de guerra
As de intensidade podem ser
Guerra total, limitada, intermitentes ou crónicas, guerra de guerrilha e também guerra diplomática.
As de abrangência de conflitos
Clausewitz, total, mundial ou global, inter regional ou grande guerra, local e pequenas guerras
Tem também por forma ou desenvolvimento do confronto
Guerra civil, preservativa, guerra de partida ou ataque é a melhor defesa, por procuração, guerra fria, subversiva, espionagem, revolucionária, psicológica ou de propaganda, guerra bélica, política, religiosa.
Motivos?
Poder, estratégia, económica e riqueza, imposições de ideais, classe social, etnia e religião.
Um pisao no pé, um olhar diferente, vai saber.
Nomes que ficaram na história.
Alexandre o grande, genghiskan
A guerra mais rápida da história durou 37 minutos. Uma esquadra inglesa decidiu ancorar no porto de Zanzibar, na África, em 1896, para assistir a uma partida de críquete. O sultão de Zanzibar não gostou e mandou que seu único navio atacasse os ingleses. Quando o navio abriu fogo, os ingleses o afundaram rapidamente e ainda destruíram o palácio do sultão, matando quinhentos soldados. Zanzibar se rendeu na hora e o sultão fugiu para a Alemanha.
Já a guerra mais longa foi a guerra de 100 anos de 1337 a 1453 e foi vencida pelos franceses no Sul do país.
Mas quem sofre mesmo com essas guerras?
Com certeza é quem fica. Os familiares, o pai, a mãe...
Os filhos vão à guerra e voltam apenas as medalhas. Medalhas manchadas de sangue, medalhas cheias de ódio e ganância, uma bandeira dobrada e uma saudade eterna. Tudo pela honra de homens que ficaram atrás de mesas decidindo quando e onde atacar e quantas vidas mais valem os seus planos.
Triste mas acontece.
E agora fiquem com Rafael Rodrigues em medalha manchada. https://open.spotify.com/track/4UT7kWMzhSdMnda0C5bweE?si=D4ER79k-Q92yXmVz9BiPqQ&utm_source=copy-link