Listen

Description

No contato com o outro, nos tornamos humanos, e esse processo passa pela apropriação, construção e desconstrução de um conjunto de marcadores que nos diferenciam e mostram quem nós somos para o mundo e para nós mesmos. A isso chamamos de identidade. Identidade não como uma unidade removível e transcendente da nossa existência no mundo, mas como uma multiplicidade de relações concretas com o social e com a história que imprime determinados modos que lemos e somos lidos na convivência com o mundo.

Apesar dos vários séculos sendo deixados de lado por projetos coloniais de sociedade, o debate e as lutas em torno das identidades continuaram existindo e resistindo pois, como mesmo sinaliza Silvio de Almeida, no prefácio do livro “Armadilhas de Identidade”, de Asad Haider, a identidade se expressa na materialidade do mundo, pensamos e somos pensados através dela ainda que evitemos.

Hoje as discussões em torno das identidades tomam uma proporção central na compreensão de como tem se dado as lutas para a construção de projetos de mundo mais diverso e democrático. Tal pauta gera, por um outro lado, todo um conjunto de reações que vão de mobilizações de revanchismos identitários por parte de grupos conservadores e neoliberais, até uma recusa do reconhecimento e relevância dessas lutas por parte de alguns setores tidos como progressistas.

No episódio de hoje, nós discutiremos todas essas questões que rodeiam o debate sobre identidade em parceria com as convidadas Céu Cavalcanti e Letícia Nascimento, mostrando toda a riqueza de questionamentos e reflexões presentes nesse tema. Nós também discutiremos sobre as possibilidades de se repensar o mundo através da compreensão das identidades e da interseccionalidade entre elas.

Contato: presentementepod@gmail.com | Insta: @viesesufc

Referências utilizadas durante o episódio: Link do Drive.