Listen

Description

Olá pessoal! Aqui é o Professor Wilkerson de História para as turmas do 6º F e 7º A ao I do Ced. Estância III

É uma satisfação gravar esse podcast já tendo a oportunidade de conhecer a maioria de vocês, deixo aqui também meus cumprimentos e 

gratidão pelos momentos de aprendizagem que já estamos vivendo.

Beleza!?

Agora vamos para nossa aula que hoje é sobre ESCRAVIDÃO.

Primeira coisa que quero falar é que a escravidão é um comportamento que acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações.

Diferente do que as vezes imaginamos a escravidão não se resume a África, diversos outros povos foram escravizaram e foram escravizados.

Essa visão que as vezes limita a escravidão aos africanos é consequência da nossa história e do longo  período que a escravização durou no Brasil, deixando marcas até os dias atuais, pois foram mais de 300 anos de trabalho cativo no nosso país.

Outra detalhe que chamo a atenção que sempre fez parte da escravidão foi seu status em que a pessoa escravizada perde o reconhecimento como indivíduo e passa a ser uma coisa, uma posse, uma propriedade sem vontade e direitos.

Isso permitiu que os escravos fossem tratados como mercadoria.

Entre as possibilidades de se escravizar uma pessoa estava o endividamento, condenações, aprisionamento por guerra, organização social etc.

Falei em sala que a escravização moderna que aconteceu no Brasil foi muito impulsionada pelo comércio que ela movimentou, traficantes, mercadores e senhores da colônia usaram a força de trabalho dos escravos como motor para produção do Brasil desde a colonização.

Além disso, é importante lembrar que atualmente ainda existem denúncias de trabalho escravo no Brasil e no mundo. O que torna ainda mais importante o estudo desse tema para entendermos como esse forma de trabalho desrespeita os direitos humanos e as condições dignas necessárias para o trabalho.

Bom pessoal...é isso... em sala vamos conversar mais sobre o tema.

Obrigado pela atenção e até o próximo episódio.