No primeiro episódio de 2025, trazemos o livro que inaugura a Coleção Filósofas, uma parceria da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas com a Editora PUC-Rio.
Para a conversa, contamos com a presença de Luisa Buarque de Holanda, professora do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e coordenadora da Coleção Filósofas; Beatriz Sorrentino Marques, uma das administradoras da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e membro da comissão organizadora do Prêmio Filósofas; e Josiana Barbosa Andrade, autora da obra "Um retorno à filosofia de Simone de Beauvoir: gênese e estrutura", vencedora do Prêmio em 2022.
Publicado pela Editora PUC-Rio em coedição com a Sagarana Editora, o livro tem por objetivo lançar um novo olhar sobre a obra de Simone de Beauvoir, importante filósofa francesa cujas pesquisas são essenciais na esfera do feminismo.
Josiana Barbosa Andrade possui licenciatura, bacharelado e mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, cursa o doutorado em Filosofia na mesma instituição, com um período na University of Edinburgh, em programa de doutorado sanduíche.Luisa Buarque de Holanda é professora associada do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde atua como professora de Filosofia Antiga desde 2013. Foi editora-chefe da Clássica, revista ligada à Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, de 2019 a 2021, e desde 2024 é coordenadora da Coleção Filósofas, uma parceria da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas com a Editora PUC-Rio.Beatriz Sorrentino Marques é doutora em filosofia pela USP e professora do Departamento de Filosofia da UFMT. Faz parte do Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia, do grupo de pesquisa Mente em Ação e do grupo de pesquisa MORES. Atualmente é vice-presidente da SBFA, é uma das administradoras da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e compõe a comissão organizadora do Prêmio Filósofas.