Listen

Description

REFLEXÃO DO EVANGELHO (12/08) – Mateus 18,15-20

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! (...) Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”

Queridos(as) irmãos(ãs), o Evangelho de hoje nos traz uma mensagem bem clara: ninguém está livre do pecado. Mas, quando erramos, não podemos ser “sacrificados” pela sociedade, sendo excluídos de nossa comunidade sem o devido cuidado. Jesus nos orienta que não devemos propagar o erro do nosso irmão que pecou, pois o primeiro passo é conversar discretamente com ele. Se persistir o erro, aí sim, devemos envolver mais pessoas. Todo esse cuidado com o nosso irmão confirma a importância de nossa vida harmoniosa em comunidade e, com isso, tudo o que nós resolvemos em comum será de acordo com a vontade de Jesus, “será ligado nos céus”.

Para rezar e viver: Jesus, ajude-me a cuidar dos erros dos meus irmãos com humildade e paciência, e a me esforçar ao máximo para fazer essas pessoas ficarem mais próximas de Ti. Ajude-me a reconhecer que eu sou falho e não estou imune de pecar. Que meus irmãos corrijam-me discretamente para que eu possa estar a cada dia mais perto do teu Reino. Gustavo Honorato, Agente de Pastoral