No quarto episódio do nosso Catar Feijão, de título “Homem em fronteira: Arguedas e a literatura andina”, abordamos a vida e a obra do escritor peruano José María Arguedas (1911-1969), em especial sua defesa incansável da cultura andina de origem quéchua, transmitida não só em seus textos literários, mas também a partir de seu trabalho como tradutor, antropólogo e etnólogo.
Além disso, conversamos sobre Los ríos profundos (Os rios profundos, em português), considerada obra-prima do autor, além de um dos romances mais representativos da literatura latino-americana do século XX e da literatura indigenista. O narrador-personagem do livro, Ernesto, dividido entre mundos consideravelmente distintos e até intocáveis, conta as dores e delícias de viver entre fronteiras físicas e simbólicas.
Também convidamos Andernísia Nascimento, estudante da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, e Evenice Neta, historiadora e atriz, para lerem fragmentos do romance Os rios profundos, com fundo musical composto por André Dias.
Para instigar ainda mais a vontade de ler as obras arguedianas e mergulhar no mundo andino, no nosso Catando dicas, indicamos o documentário “A magia dos Andes”, criação de Luis Ara e Alexandra Hardorf, por Trailer Films, que aborda o percurso de cinco personagens pelas montanhas da América do Sul. Indicamos principalmente o episódio quatro, de título Peru andino: uma cultura ancestral.
--- FALE CONOSCO E-mail: catarfeijaopodcast@gmail.com. Facebook: @catarfeijaopod. Instagram: @catarfeijao. --- O podcast Catar Feijão é um projeto de extensão do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenação: Roseli Barros Cunha. Produção e apresentação: Elayne Castro, Kedma Damasceno e Roseli Barros Cunha. Produção de apoio: Gabriela Ramos. Edição e efeitos: Gabriel Ramos. Identidade visual: Lucas Félix.