No dia 25 de julho celebramos o Dia do Escritor, o Projeto Usinagem no Ar vinculado ao Programa de Extensão Universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática UFTM apresenta o Podcast com a escritora e professora Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) viúva de Paulo Freire, o nosso Patrono da Educação Brasileira.
Nita Freire alerta para a necessidade da solidariedade para construir uma sociedade democrática. Comenta sobre a justiça social e violência contra a mulher. Nita aponta como se faz emergente a tolerância e a solidariedade, sobretudo neste momento, visto que estas são as qualidades e virtudes que nós precisamos. Ou seja, que as pessoas tenham mais compaixão, que tenham mais tolerância e mais amor. A escritora fala sobre o respeito a coisa pública, a exemplos a universidade e a escola pública. O respeito ao serviço público e aos profissionais que integram estes serviços. E também, nos faz um alerta as pessoas que não têm o respeito para com os professores, incluindo os professores que estão dentro da sala de aula em exercício do seu trabalho.
Nita, partilha a lembrança de Paulo Freire que ao retornar ao Brasil, recorda de sua simplicidade ao voltar no Recife querendo sentir o cheiro do chão molhado pela chuva. A escritora no livro “Pedagogia da Solidariedade” sugere que temos que abraçar a esperança como uma forma transformadora assumindo nossa relação no mundo e com o mundo como agentes históricos capazes de denunciar toda e qualquer forma de opressão de maneira que nós possamos anunciar um mundo mais justo e mais humano. (NITA, 2016)
O mundo não é. O mundo está sendo assim, porém temos que esperançar, e podemos superar isso, ter esperança por um mundo melhor e um mundo mais justo. (Nita Freire, Podcast Usinagem no Ar, 2021).
Ouça o Podcast no link: www.anchor.fm/programinterfacesuftm
Cartaz:
Foto: Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire), créditos de Heliana Araújo Hasche