O projeto Mbya-Guarani na escola visa contribuir para o trabalho com culturas indígenas na educação musical em escolas de educação básica não indígenas. Neste primeiro episódio conversamos sobre o tekoa e a opy, centrais na cultura Mbya-Guarani. Para isso, contamos com a participação especial de Julinho Oliveira, da comunidade Mbya-Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça/SC.
Este episódio foi elaborado com base no material pedagógico produzido por Cláudia Tristão, professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, junto ao curso de mestrado profissional em Artes, o Prof-Artes/UDESC (2020), com orientação da professora Viviane Beineke (PPGMUS/UDESC). A adaptação foi realizada pelo Coletivo Inventa, vinculado ao grupo de pesquisa Inventa Educação Musical, da UDESC, formado por professores da escola básica e da Universidade.
Narração e edição deste episódio: Cláudia Tristão e Viviane Beineke, com Julinho de Oliveira. Edição: Viviane Beineke.
Gravação do Grupo de Canto e Dança Tape Mirim (TI Morro dos Cavalos): Valdete Santos | Laboratório de Música e Tecnologia do Departamento de Música da UDESC.
Arte da capa: Ricardo Limas
Referências:
MOREIRA, Marcos. Visão Guarani sobre o Tekoa: Relato do pensamento dos anciões e líderes espirituais sobre o território. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
TRISTÃO, Cláudia Yumico. Vozes Mbya-Guarani na Escola: entre tramas e trilhas. Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (PROF-ARTES/UDESC), Florianópolis, 2020.