Listen

Description

Deputados federais mineiros acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) para denunciar irregularidades na privatização da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) e solicitar a suspensão do processo. O pedido de medida cautelar foi enviado no início de setembro e assinado por Padre João e Reginaldo Lopes, ambos do PT.

No documento encaminhado ao TCU, os deputados argumentam que o Marcos Montes Cordeiro, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Pedro Maciel Capeluppi, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados; Paulo Guedes, ministro da Economia; e Luciano José de Oliveira, presidente da CeasaMinas, estão praticando atos “contra os princípios constitucionais e fundamentos da República”.

Uma das irregularidades apontadas pelos parlamentares é o beneficiamento de empresários com informações privilegiadas sobre o edital de venda da estatal, que deveria ser sigiloso e teria sido disponibilizado para pessoas próximas ao Palácio do Planalto e ao Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas.

O pedido de medida cautelar ainda questiona os preços pelos quais se pretende vender a empresa. Enquanto o governo federal propôs como lance mínimo o valor de R$ 253 milhões, o Ministério Público Federal calcula que a CeasaMinas vale R$ 1,5 bilhão.