Além dos deslizamentos e inundações, as chuvas que caíram nos últimos dias em Minas Gerais acendem alerta para a seguridade do fornecimento de água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). É que o principal reservatório da região, Bela Fama, é rodeado por 11 barragens de rejeitos, sete delas em situação de risco de rompimento.
O Bela Fama responde por 40% do abastecimento total da Grande BH, ou seja, atende cerca de 5 milhões de habitantes. Além disso, o reservatório é responsável por mais da metade do fornecimento de água em Belo Horizonte. Raposos, Sabará e Nova Lima, por exemplo, são cidades completamente dependentes desse sistema.
Para falar sobre a situação do abastecimento de Bela Fama, diante da instabilidade das barragens agravada pelas chuvas, o Brasil de Fato MG conversou com o professor Marcus Polignano, coordenador do Projeto Manuelzão da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para ele, é urgente uma revisão do modelo minerário no estado, uma fiscalização efetiva das estruturas e a atuação real do governo estadual no acompanhamento desses empreendimentos.