Luzes noturnas da Terra há mais de quatro décadas
Earth at Night é uma das coleções que integram as bibliotecas de e-books da Nasa* sobre a ciência e a beleza da exploração espacial.
Os cientistas da NASA lançaram novos mapas globais da Terra à noite, fornecendo as visões mais claras dos padrões de assentamentos humanos em nosso planeta.
Observações são feitas diariamente por volta das 13h30 e 1h30 (hora local) em faixas verticais de 3.000 quilômetros (2.000 milhas) de pólo a pólo. O instrumento mais poderoso do satélite é o (VIIRS), que detecta fótons de luz refletidos da superfície da Terra e da atmosfera em 22 comprimentos de onda diferentes.
O VIIRS inclui uma "banda diurna / noturna" especial, um sensor de pouca luz que pode distinguir luzes noturnas com seis vezes melhor resolução espacial e 250 vezes melhor resolução de níveis de iluminação (faixa dinâmica) do que os sistemas de imagem mais antigos. O VIIRS faz medições quantitativas de emissões de luz e reflexos, o que permite aos pesquisadores distinguir a intensidade, os tipos e as fontes das luzes noturnas e observar como elas mudam ao longo dos anos.
o VIIRS detectou quedas de energia após o furacão Matthew, uma grande tempestade que atingiu o nordeste do Caribe e o sudeste dos Estados Unidos em setembro de 2016. A equipe de Resposta a Desastres da NASA forneceu esses dados a colegas da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências; no futuro, a NASA, a FEMA e o Departamento de Energia esperam produzir regularmente mapas de queda de energia e integrar as informações aos esforços de recuperação.
A equipe da NASA prevê muitos outros usos potenciais por grupos de pesquisa, meteorológicos e cívicos. Por exemplo, imagens noturnas diárias podem ser usadas para ajudar a monitorar a pesca não regulamentada ou não relatada . rastreamento dos movimentos e concentrações do gelo marinho. reduzir a poluição luminosa e ajudar a proteger as florestas tropicais e áreas costeiras com ecossistemas frágeis. monitorar os efeitos da guerra contra a energia elétrica e o movimento das populações deslocadas na Síria, devastada pela guerra estimativas globais e regionais de emissões de dióxido de carbono. distúrbios no fornecimento de energia, como conflitos, tempestades, terremotos e quedas de energia, Podemos monitorar mudanças cíclicas impulsionadas por atividades humanas recorrentes, como iluminação de feriados e migrações sazonais. mudanças graduais impulsionadas pela urbanização, emigração, mudanças econômicas e eletrificação