Gerontofobia é o nome dessa síndrome que define aversão ao processo de envelhecimento.
O ser humano luta há séculos contra o envelhecer e busca, até hoje, com insistência, o “elixir da eterna juventude”.
Numa sociedade em que a velhice está diretamente associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele etc., é compreensível que ninguém queira envelhecer.
Ter um corpo perfeito e um rosto livre de rugas é quase sinônimo de felicidade e êxito, mostrando assim uma hipervalorização da juventude e da beleza e contribuindo para o preconceito contra a velhice.
Antigamente a figura do idoso era mais relevante, havia um lugar importante para ele na família: as pessoas o escutavam, respeitavam suas opiniões.
Deveríamos nos espelhar no modelo dos povos orientais porque entre eles o idoso é respeitado e é tratado com dignidade.
Você sabia que no Japão, existe o dia do respeito ao idoso que é comemorado na terceira semana de setembro. Nesse dia, as pessoas com mais de sessenta anos recebem presentes e homenagens dos familiares, que os reverenciam com gratidão por tudo que fizeram em prol da família e não é por acaso, que é a nação com maior número de pessoas centenárias
Dica Madis: O Podcast Momentos Madis,será sempre sobre envelhecer bem, combatendo os estereótipos que a sociedade (e muitas vezes nós mesmos) insistimos em nos enquadrar
Sabemos que existe um longo caminho, para esses preconceitos deixarem de existir, mas todo caminho começa com o primeiro passo, por isso, participe não importa qual seja a sua idade, juntos somos fortes e podemos fazer mudanças positivas.
Borra começar hoje mesmo. Abrace sua idade. Estamos juntos.
Envelhecer com Estilo e 50 Mais Aprendiz Digital
Eliminando resistência e Focando em Resultados
Gratidão é muito bom estar com vocês
Fale conosco: https://apptuts.bio/madis-maria-do-carmo-e-cunha